Adeus a antiga CNH - Saiba o que mudou
- florapietro5
- 20 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 21 de fev. de 2024

Dentre as novidades está o uso de uma tinta fluorescente, que brilha no escuro, na respectiva impressão. Ela também ganha itens visíveis apenas com luz ultravioleta, além de um holograma na parte inferior do documento… - Veja mais em https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2024/01/27/nao-e-so-o-rg-veja-o-que-mudou-na-cnh-e-entenda-nova-tabela-de-categorias.htm?cmpid=copiaecola
A mudança foi necessária para o documento se adequar ao padrão internacional de categorias de habilitações, e facilitar a fiscalização por agentes de trânsito de outros países.
A nova CNH, agora apresenta 8 avisos de suas novas categorias, além das 5 tradicionais: A, B, C, D e E, agora incluindo as categorias A1, B1, C1, D1, BE, CE, C1E, DE, D1E, totalizando 14 tipos distintos no documento.
Também permite o uso de nome social e filiação afetiva do condutor, se ele desejar inserir essas informações na carteira.
O QR Code continuará mantido no verso da carteira de motorista, com acesso via aplicativo às informações relacionadas ao condutor.
Prevalece a validade de renovação da carteira de habilitação que passou a vigorar em 2021: 10 anos para condutores com idade inferior a 50 anos; 05 anos para condutores de 50 a 69 anos e; 03 anos para condutores com 70 anos ou mais.
Nada muda para quem já é habilitado, e deseja dirigir veículos da categoria correspondente a sua CNH.
Comments